Quais as formas de reter mais clientes após a Black Friday?
Saber conquistar clientes da Black Friday não depende apenas bom serviço ou produtos, também é preciso usar ferramentas que garantem sua fidelidade!
POR: GABRIEL CARDOSO
C om o final de ano chega a eṕoca mais esperada por muitos brasileiros, as festas e as promoções de Natal! Tradicionalmente uma época em que o consumo no país aumenta por conta do Natal e do décimo terceiro salário. Mas nos últimos anos começamos a ver uma tradição estrangeira entrar na cultura nacional e aquecer a economia e impulsionar os negócios: a Black Friday. Mas para os empresários é uma faca de dois gumes caso o empresário não se planeje previamente. Neste novo artigo (e E-book!) a Doka Comunicação irá explicar alguns dos segredos para auxiliar sua empresa a manter a rentabilidade de seu negócio.
O crescimento da Black Friday no Brasil
Os números do E-commerce na Black Friday tem apresentado um crescimento muito acima da média nos últimos anos. A data comemorativa, e suas imperdíveis ofertas caíram no gosto dos brasileiros, que buscam aproveitar as promoções online e offline para adquirir produtos que não foram uma urgência durante o ano. O crescimento da Black Friday no Brasil vêm aumentando na internet a cada ano, assim como a cobrança dos consumidores por serviços e qualidade.
Isso fez com que os consumidores se organizassem e ficassem mais atentos às más práticas das empresas, assim evitando e reportando fraudes em instituições de proteção como o reclame aqui e o procon. As ferramentas de monitoramento de preços como o Buscapé e o Zoom também aumentaram sua popularidade graças às funções de monitoramento de preços, uma eficaz forma de evitar o clássico “tudo pela metade do dobro”.
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Prepare-se para atender
Estar preparado para a Black Friday exige um longo planejamento, estratégico, comercial, logístico e até (e principalmente) de marketing. No entanto, se você deseja que sua empresa mantenha um rendimento de negócios alto, mesmo após as épocas comemorativas de fim de ano. Para garantir esse bom desempenho, você precisa se preparar desde agora para realizar campanhas de marketing estratégicas para impulsionar as vendas, que trabalham em fortalecer sua marca e busque principalmente captar leads dos seus clientes. Afinal, sua base de leads é a melhor forma de manter a rentabilidade do seu negócio a longo prazo, por isso ter os conhecimentos necessários para fazer a captura é indispensável!
Como melhorar a captação de clientes
O processo de captura de leads é algo puramente técnico, então conhecer quais são as ferramentas e processos necessários para captar um lead qualificado é de grande importância.
Popups de ofertas
Pop-ups são uma das melhores ferramentas de captura de leads disponíveis no mercado, porém eles são uma verdadeira faca de dois gumes para o negócio. Para que eles sejam efetivos, é necessário que seja feito um estudo prévio sobre os “gatilhos” que irão os disparar e o que deverá ser oferecido. Estimativas levantam que sites com uma boa estratégia de pop-ups podem reduzir a taxa de rejeição em até 40% e o índice de conversão de 10% a 20% das visitas!
Motivar o cliente a se inscrever em Newsletters
Oferecer recursos e promoções exclusivas para visitantes que se interessem em deixar seus e-mails principais é uma ótima opção para captar leads qualificados. Inserir pequenos Call to Action em todo seu site oferecendo essas promoções é uma forma interessante de captar leads dos visitantes. Porém eles nunca devem se tornar um incômodo para os visitantes.
Login Social
Gerenciar os logins em diferentes sites e plataformas é um desafio. Então oferecer a opção de login social para facilitar a entrada do seu cliente é indispensável para melhorar a rentabilidade de suas campanhas e facilitar o processo de entrada, e assim evitar que o cliente abandone o site, já que 92% dos usuários vão desistir de logar ao invés de recuperar a senha.
Impulsionamento – Vale a pena investir pensando a longo prazo?
Com as ferramentas de captação de leads vemos a segunda parte do desafio, gerar tráfego para o site. Existem diversas estratégias que sua empresa pode optar para melhorar o engajamento com o público e direcionar visitas para o site, elas vão desde um extenso trabalho de marketing para buscadores até um plano de gestão de redes sociais. Porém, uma das melhores opções para e-commerces são os anúncios patrocinados.
Nesta categoria, você terá a oportunidade de redirecionar seu tráfego de forma paga, aumentando as visitas ao seu site realizadas por possíveis clientes exponencialmente. Com uma enorme variedade de plataformas para veicular os anúncios, você poderá investir desde pequenos valores diários nas redes sociais até mesmo campanhas com um alto investimento e altos retornos! Basta estudar suas necessidades e buscar as melhores estratégias de comunicação com seu segmento e as campanhas pagas vão se mostrar efetivas, especialmente se você estiver preparado seu site para captar leads. Desta forma, clientes que se inscreveram em seu site ou adquiriram seus produtos durante a campanha podem ser reutilizados no futuro para manter seu lucro alto mesmo fora das datas comerciais.
Conversão de Leads – Melhor forma de evitar uma queda nas vendas
Com a estratégia de captura de leads bem implementada e com uma boa estratégia para gerar tráfego ao site você poderá ter a certeza que sua empresa terá uma boa lista de e-mails para trabalhar. Com essa base de contatos que foram adquiridas organicamente, você terá uma base para realizar campanhas durante o restante do ano, e desta forma você conseguirá manter sua rentabilidade mesmo em épocas menos movimentadas.
No entanto, você precisa de um planejamento estratégico com ênfase em ações para garantir isso. Afinal, ações bem planejadas e executadas são as melhores forma de melhorar os resultados a médio prazo!
E-mail Marketing uma ferramenta que funciona (muito) bem
Mesmo com todos os canais de relacionamento com o consumidor, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores e mais efetivas estratégias para manutenção de clientes. Usando as ferramentas de análise de dados e perfil de clientes, você pode desenvolver e-mails segmentados para cada nicho e nível de consumidor que frequenta seu site.
Campanhas programadas e planejadas previamente são uma forma efetiva de manter a comunicação com seus clientes como uma constante, trazendo ofertas especiais de determinados produtos ou serviços. A melhor forma de realizar esse é por meio de um calendário de e-mail marketing, onde você deverá planejar suas campanhas com antecedência, as ofertas e as melhores formas de dialogar com o cliente.
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais efetivas do marketing digital, justamente pelo voto de confiança e credibilidade dado pelos assinantes da sua lista. Inclusive, levantamentos feitos por agências norte-americanas comprovaram que o ROI para as campanhas de e-mail marketing é um dos mais efetivos do mercado. Para saber mais sobre como ter sucesso investindo nesse meio de comunicação, veja nosso artigo explicando sobre os básicos necessários para que você possa executar e planejar as campanhas de e-mail marketing!
Planejamento de Redes Sociais
As redes sociais também são uma ótima forma de manter seus clientes engajados, com conteúdos relevantes intercalados por promoções e ofertas. Perfeito para engajar clientes antigos e conquistar novos por meio de crescimento orgânico, no entanto o gerenciamento de redes sociais estratégicas exige um longo planejamento para garantir sua efetividade.
Para ter sucesso nesse tipo de campanha, além de ter toda a necessidade de um calendário editorial para publicações, desenvolvimento da persona do cliente, você também precisa realizar um profundo trabalho de segmentação de clientes para fazer impulsionamentos efetivos de suas campanhas. As redes sociais são um ótimo canal para alavancar campanhas, tentando atingir desde um lado orgânico quando por meio do impulsionamento. Mesclar campanhas que tragam resultados para seu negócio e façam crescer sua base de leads exige um planejamento único, e para conseguir fazer uma campanha efetiva é necessário conhecimento do seu segmento e uma agência experiente em marketing digital!
Promoções Institucionais – crie sua própria super promoção
Sua empresa não precisa estar “refém” de uma data comemorativa para realizar uma grande promoção e aumentar seu faturamento. Grandes empresas Brasileiras já apostavam em grandes saldões comerciais para impulsionar as vendas fora de datas comemorativas, como o Saldão do Magazine Luiza que todos os anos atrai multidões que fazem filas nas lojas para aproveitar as ofertas especiais.
Essas promoções também podem ser feitas em seu negócio, basta ser feito um planejamento prévio para vincular a marca promocional da sua empresa, além de um completo trabalho de impulsionamento e possivelmente trabalho com influenciadores para divulgar a promoção.
Newsletters – versatilidade para trabalhar com a marca
Investir em conteúdo para Newsletters pode ser uma interessante estratégia para se trabalhar de forma mais sutil com seus consumidores. Por meio do disparo de artigos com conteúdos relevantes para seu cliente, você poderá realizar pequenas promoções para vender mais itens específicos ou mesmo apresentar formas novas de se utilizar seu produto. A vantagem de se trabalhar com newsletters é a versatilidade prática do marketing de conteúdo, que permite você usar os artigos para o SEM (Search Engine Marketing) postados em seu blog e os divulgar periodicamente em suas newsletters e nas redes sociais! Essa ferramenta, por mais sutil que seja, também precisa ser feita com um planejamento prévio para evitar que seus leads cancelem a assinatura da lista de e-mail.
Cupons: todo mundo ama uma boa oferta
Manter a rentabilidade da sua empresa após a Black Friday é um desafio, e mesmo adotando boas estratégias de ações será difícil superar os ápices da Black Friday. Porém o ideal é reter uma parcela desses novos clientes durante todo o ano, para isso desenvolver estratégias de recuperação, e executar cada uma das ações propostas acima é imperativo para manter o sucesso.
Caso mesmo com as ações sendo realizadas você não consiga manter a rentabilidade média do seu negócio, pode ser interessante fazer uma análise completa do seu site com uma agência de comunicação profissional. É de extrema importância verificar diversos conceitos técnicos que vão desde velocidade do site e servidor até mesmo conceitos de navegabilidade e experiência do usuário. Isso é importante por conta de fatores que por vezes parecem indispensáveis podem gerar grandes impactos negativos que podem reduzir consideravelmente a conversão, como formulários muito extensos ou mesmo necessidade de login para realizar compras.
Escolhendo a agência certa para fazer seu negócio crescer!
Com tanta concorrência no mercado online brasileiro, nada mais importante que encontrar formas de se sobressair e conquistar sua própria parcela de clientes. Ter um planejamento estratégico completo desenvolvido para seu e-commerce pode ser a solução que você precisava para manter as suas vendas estáveis durante todo o ano.
Com a Doka Comunicação, você pode ter todo o planejamento estratégico para seu negócio desenvolvido do zero, pensando nas melhores formas de conversão até a manutenção de clientes com campanhas de retorno! Além de integrações entre plataformas e análises de resultados técnicas, com relatórios de visitas e outras ferramentas para analisar o seu site e a navegação de seus visitantes!
Que saber mais como a Doka Comunicação, a agência de marketing digital do tatuapé, pode ajudar você a melhorar seus rendimentos? Entre em contato conosco e vamos traçar juntos as melhores estratégias para sua empresa!