O meu segmento precisa de redes sociais?
Hoje a Doka Comunicação traz para você um breve guia de como selecionar as redes sociais mais assertivas para sua empresa!
POR: TAMIRES CRISCIO
Com o surgimento do marketing digital e o crescente número tanto de usuários como também de redes sociais, hoje é possível ter um negócio divulgado de forma totalmente online. A propaganda e a divulgação de produtos e de serviços migraram do offline e hoje dominam o online. Mesmo assim, não são todas as empresas e negócios que se beneficiam de determinada rede social.
Para que o marketing digital dê certo é preciso estar focado em um público-alvo e onde esse público-alvo se encontra.
Por isso, muitas vezes é melhor selecionar qual é a melhor rede social para se estar presente.
Isso traz benefícios, pois, garante um trabalho mais focado e de maior qualidade, como também, evita a perda de tempo com algo que não vai gerar resultados ou vendas.
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Como saber qual rede social é a melhor para o meu negócio?
Algumas redes sociais são fundamentais para qualquer negócio, como, por exemplo, o Facebook, mas outras são mais específica como o Pinterest.
Na Doka Comunicação, a cada novo cliente e projeto é realizada uma ampla pesquisa para determinar de forma certeira quem é o público-alvo, além disso, quais são os hábitos desse público.
Dessa maneira, a Doka consegue dar um suporte para definir quais são as redes sociais que são mais interessantes para cada cliente.
Entenda um pouco sobre as redes sociais mais famosas
Vale ressaltar que a cada dia são criadas novas redes sociais, pois, esse é um mercado que está sempre trazendo inovações e modernidades.
Ao mesmo tempo, há redes que antes eram importantes e hoje acabam perdendo sua força. Por isso é fundamental contar com o apoio de uma agência de marketing digital, como a Doka Comunicação, que vai estar preparada para definir qual rede vai trazer mais resultados positivos.
Veja uma lista com as principais redes sociais que a Doka Comunicação trabalha:
1. Facebook
O Facebook é considerado a rede social mais famosa do mundo e apresenta uma grande quantidade de brasileiros cadastrados. Hoje são mais de 90 milhões de brasileiros na rede. Isso é praticamente metade da população do Brasil. O Facebook garante fazer postagens patrocinadas e também anúncios.
Uma boa parcela do mercado consumidor brasileiro está presente nela, o que garante um contato direto com os seus consumidores também.
2. Twitter
O Twitter apresenta um perfil diferente, essa rede é de caráter imediatista, por isso deve apresentar publicações que levam o tempo em consideração.
Se o seu produto ou serviço é algo que passa por constantes modificações, essa é uma plataforma importante para deixar os seus consumidores cientes das novidades.
É preciso usar o Twitter sempre com um conteúdo quente e quem tem um espírito de urgência.
3. Instagram
O Instagram é uma rede de imagens também bastante popular. O seu conteúdo deve ser altamente engajador e também com qualidade.
Esse é uma rede fundamental para produtos destinados ao consumidor final, principalmente na área de beleza, vestuário, calçados, alimentos entre outras.
4. Pinterest
O Pinterest é uma rede social de pesquisa de imagens no qual é possível fazer pastas onlines. Essa rede social é fundamental para empresas que têm o foco na imagem.
Essa é uma rede que garante bons retornos em tráfico online se usada da forma correta. Atualmente, ela não é ainda muito explorada no Brasil, mas está em constante crescimento.
5. Blog
O blog é outra rede social que é bem popular, mas que deve ser desenvolvida com muitos cuidados.
É através dele, que o site ganha notoriedade, atingindo um patamar mais alto nos mecanismos de busca.
Independentemente do seu nicho é sempre possível fazer um bom conteúdo para blog e utilizando as táticas de SEO.
6. Youtube
O Youtube é uma rede que teve o seu boom em 2015, desde lá muitas empresas começaram a criar os seus canais. Essa rede é fundamental para gerar autoridade, mas deve sempre ser realizada com o máximo de qualidade.
Além disso, os vídeos devem ser curtos e trazerem informações de forma clara e precisa. Dependendo do seu nicho, há importantes conteúdos que podem ser criados para gerar vendas.
7. Outras redes sociais
O Google Plus é uma rede social do Google, mas que não teve grande sucesso, por isso são poucas as pessoas que usam ativamente, é uma rede social que pode ser facilmente descartada.
O Linkedin é a maior rede social corporativa e se o seu negócio ou empresa for algo realmente técnico é interessante apostar. Já que com ela você consegue mostrar a sua autoridade no assunto, atraindo parceiras mais comerciais.
O Slideshare é uma rede social de apresentações,se você quer mostrar conhecimento técnico e atrair pessoas que estejam interessadas em desenvolver atividades envolvendo informação essa é a rede.
O Snapchat é uma rede social de exibição de vídeos e de imagens, para isso é fundamental que a empresa tenha interesse em ter um contato direto com o público e sendo muito ativa para atrair a atenção. Hoje o Instagram também oferece esse serviço.
O Tumblr é como se fosse um blog, mas focado em imagens. Outra rede social importante para os negócios que usam das imagens como fonte de divulgação.
O Periscope é uma rede social que pertence ao Twitter e que é para ser utilizada para transmissões ao vivo. Hoje o Facebook também oferece esse serviço.
Como se dá a criação de conteúdo para cada uma dessas redes sociais?
Cada rede também tem as suas particularidades que devem ser respeitadas, por isso a linguagem e a quantidade de postagens é diferente.
Esse gerenciamento de conteúdo editorial de redes sociais requer uma equipe especializada tanto em métricas, como em redação de texto e em artes visuais.
Para isso a Doka Comunicação oferece um plano de ação totalmente customizado e personalizado para cada cliente.
No qual é especificado quais serão as redes sociais utilizadas, quais e quantas postagens serão realizadas e também os assuntos e os horários das postagens.
Tudo isso é realizado por uma equipe multidisciplinar que tem o conhecimento nas três frentes citadas acima, que vai analisar por dados numéricos quais são as postagens que mais funcionam e também criar textos e imagens relevantes e que engajem os seguidores, transformando-os em consumidores.
Como se dá a criação de conteúdo para cada uma dessas redes sociais?
É fundamental pensar em uma estratégia única para cada rede social, pois, cada rede é única.
Então, se você não está encontrando resultados nas suas redes sociais, provavelmente, você está fazendo algo errado.
O segredo do sucesso das redes sociais é uma combinação de uma série de fatores, entre eles: primeiro o seu público-alvo estar lá, segundo é preciso ter foco, terceiro é fundamental ter um amplo estudo com análise, planejamento e organização para fazer dar certo.
Por isso é muito difícil conseguir ter esse sucesso sem uma equipe profissional, como a da Doka Comunicação, para dar o apoio necessário com total conhecimento na área.
Entre em contato com a Doka Comunicação e informe-se sobre as opções de soluções para as suas redes sociais!