Propaganda Transmidiática
Com a explosão dos meios móveis de comunicação e o surgimento de novos equipamentos (devices) como, por exemplo, e-books, TV digital e celular, a publicidade ganhou novos aliados na tarefa de contar uma história atraente para os consumidores. Esses, passaram a ser ainda mais bombardeados pelas estratégias de marketing e os apelos consumistas de nossa época.
Assim, diante desse grande volume de informações que as pessoas recebem, as empresas tem diante de si o desafio de qualificar suas ações de comunicação e marketing, usando com sabedoria todo o arsenal de ferramentas disponível e sempre antenadas com as novidades.
Diferentemente do que ocorria até os anos 90, a publicidade se fragmentou, deixando de lado aquele fluxo de informações mais tradicional Televisão – Consumidor, com os outros meios de comunicação servindo como apoio.
Agora, os consumidores podem receber parte da informação via televisão, a partir daí um SMS pode reforçar a atenção despertada, um anúncio eletrônico visto em um festival pode transformar essa informação em interesse, mídia indoor pode oferecer mais informações, um anúncio impresso transformar tudo isso em um desejo que será validado com a opinião de parentes e amigos nas redes sociais. Não há mais um único caminho, uma única forma de uma empresa contar sua história para os consumidores.
A definição da melhor estratégia, da ordem das ferramentas, a construção dessa narrativa deve ficar a cargo de profissionais especializados em comunicação. Os princípios da publicidade e do marketing não mudam, mas as novas mídias exigem total comprometimento e absoluta atenção com esse admirável mundo novo.