“Papa do Marketing” indica o marketing digital como o futuro
O americano Philip Kotler, tido e reconhecido como o “Papa do Marketing” mundial indica que o marketing digital é o futuro. Em entrevista para a revista Exame, o professor e autor fala sobre a importância de conhecer as características de cada cliente e das novas plataformas digitais, para otimizar os resultados dos negócios.
Confira algum trechos:
EXAME – Se o senhor fosse começar a carreira hoje, em qual área do marketing iria se concentrar?
Philip Kotler – Como entramos na era digital, iria me dedicar à mídia digital. Um profissional precisa conhecer intimamente segmentos de seu mercado, mas também seus clientes individualmente. Temos de aumentar nosso entendimento de como usar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Não adianta apenas usar esses canais digitais.
É preciso aprender a medir o valor de cada um. A oportunidade está em aperfeiçoar o uso dessas ferramentas sem esquecer de outras áreas promissoras, como o neuromarketing, a análise da atividade cerebral de consumidores expostos a fotos e vídeos de produtos.
EXAME – O senhor acredita que tudo vai se resumir ao digital?
Philip Kotler – Minha previsão é que os orçamentos destinados à comunicação serão divididos ao meio entre a mídia digital e a tradicional. As duas podem ser perfeitamente combinadas. A mídia tradicional deve ser usada para que todos conheçam sua marca ou produto e a digital para que haja um engajamento individual.
E você, está aproveitando adequadamente o marketing digital para os negócios de sua empresa?
Para ver a entrevista completa de Philip Kotler, clique aqui.