Google Analytics
POR: Wladi Lima
Esta semana (conforme já dito no post anterior) vou falar de Google Analytics, ferramenta gratuita e poderosa que fornece informações sobre o tráfego, ROI, Conversões e outras informações em relação ao seu site.
Para ter acesso ao Google Analytics primeiramente você deve ter uma conta Google, seja ela de um Gmail, YouTube, Google+ ou qualquer outro serviço do Google. Com este login basta acessar a página da ferramenta e preencher os campos solicitados pelo formulário. Cadastrado, sua conta já está criada e vamos lá!
Para que o seu site comece a ser analisado pelo Google Analytics, é necessário inserir o UA “Código de Acompanhamento” (‘UA-XXXXXXXX-X’) e para obtê-lo basta clicar na respectiva aba. Copie-o e insira-o em todas as páginas do seu site.
Dica: Para facilitar esta tarefa, é recomendado incluir este código dentro da tag header, assim não será necessário inserí-lo manualmente página por página.
Assim, você poderá acompanhar seu site através do Google Analytics e emitir relatórios de acordo com suas necessidades, selecionando o tipo de dado que deseja analisar e que seja relevante ao seu negócio.
No canto superior direito da página você pode alterar o intervalo de tempo e a análise pode ser gerada por hora, dia, semana, mês, dependendo da sua necessidade.
Na página inicial da ferramenta, temos o painel de controle, onde estão as informações sobre visitas, duração média da visita, taxa de conversão, origem do tráfego, alertas e muitos outros. Ao lado esquerdo da página, há o menu com os tópicos que ajudarão a monitorar o desempenho da sua conta. São eles:
Painéis
São uma coleção de widgets que fornecem uma visão geral dos relatórios e das métricas que mais lhe interessam. Eles permitem monitorar muitas métricas de uma só vez.
Atalhos
É possível criar atalhos para os relatórios mais importantes. Assim, você tem acesso rápido aos relatórios mais visualizados diretamente na guia “Início”.
Eventos do Intelligence
São os alertas do Google Analytics, que avisam automaticamente quando uma variação significativa ocorre no seu website.
Tempo Real
Os relatórios são constantemente atualizados e é possível monitorar as atividades no seu site em tempo real.
Público-alvo
Os relatórios de público-alvo fornecem dados sobre o seu público: idade, sexo, interesses, localização, comportamento, entre outros.
Aquisição
Nos relatórios de aquisição você consegue identificar que canais adquirem mais usuários, que canais adquirem os usuários mais engajados com seu site, que canais adquirem os usuários que resultam em mais conversões.
Comportamento
Nos relatórios de comportamento você pode ver o fluxo de comportamento dos usuários: as páginas de destino e de saída, as pesquisas internas, entre outros.
Conversão
Nos relatórios de conversão é possível ver o desempenho do produto, desempenho de vendas, tempo até o usuário realizar a compra, etc. Caso seu site não seja um e-commerce, você terá como analisar URLs de meta, fluxo de meta e visualização de funil.
Entendendo as principais funcionalidades do Google Analytics, fica mais fácil de trabalhar com a ferramenta e de monitorar o seu site. Controlar o seu desempenho é extremamente importante para compreender o usuário e, consequentemente, sobreviver na internet, pois além de monitorar você também precisa fazer seu site aparecer nos buscadores.
Assim, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita e extremamente completa de análise web, é também a mais lembrada quando o assunto é marketing digital.
Até a próxima!