Ferramentas de gerenciamento de redes sociais são vantajosas?
Investir em uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode ser vantajoso, mas você sabe se sua empresa está preparada para cuidar das mídias?
POR: GABRIEL CARDOSO
Quando buscamos por técnicas para realizar o gerenciamento de redes sociais de nossas empresas encontramos centenas de ferramentas disponíveis no mercado para “facilitar” nossa rotina. Mas como saber se essas aplicações administrativas podem impactar negativamente seu negócio ou ser um investimento sem retorno? Entenda com a Doka Comunicação um pouco mais sobre o gerenciamento de redes sociais feitos de forma profissional.
Ferramentas criativas, gerenciais e analíticas
Investidores estão presentes em todos os segmentos de mercado. Quando falamos de gerenciamento de redes sociais temos um investimento pesado de diversas empresas de todo mundo para “facilitar” a administração de perfis de pequenas e médias empresas. No entanto tais ferramentas e sua praticidade para o gerenciamento de redes sociais fizeram que empresas passassem a tentar gerenciar suas próprias plataformas sociais, sem estratégias profissionais ou sem conhecimento técnico.
Imagens, design e falta de originalidade: Canvas
Quando falamos de redes sociais, as postagens mais básicas se resumem a usar imagens para trazer snippets de informação. Essas mensagens podem ser informativas, com o fim de vender ou simplesmente como forma de entretenimento. No entanto, é preciso definir uma unidade na comunicação, algo que é feito primeiramente com a aplicação de identidades visuais. Softwares de arte para não designers, como o Canvas, conseguem suprir essa necessidade de forma rápida.
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O Canvas, com seu software online simplificado e a enorme diversidade de templates, permite que sejam criadas artes básicas para qualquer empresa ou negócio. Entretanto você está limitado aos recursos disponíveis dentro do site, como fontes, cores e objetos. Caso sua empresa tenha um manual de marca mais rígido, que exija respeito aos padrões de fontes, efeitos e cores o Canva pode não ser o bastante para a produção do material a ser divulgado.
Se existe uma necessidade de um material gráfico mais elaborado, é recomendado que sua empresa tenha um designer responsável pela produção da arte final. Com um designer capacitado em produção de material para redes sociais que use o pacote adobe, sua marca terá uma liberdade para criação muito mais ampla que usando plataformas para design.
Plataformas de agendamento – Praticidade com funcionalidade
Após fazer um planejamento completo do gerenciamento de redes sociais, você precisa montar um cronograma de postagens completo. Essa fase do gerenciamento de redes sociais é crítica para a organização dos conteúdos. Para facilitar essa mecânica do projeto, empresas privadas desenvolveram uma série de softwares que se integram com os mecanismos de postagem e análise das plataformas sociais.
Grandes plataformas do mercado como o Hootsuite, Buffer e o Mlabs são reconhecidas pelos profissionais de comunicação do mercado. Porém é justificável seu investimento pessoal em um novo software para gestão de redes sociais é justificável sem ter um funcionário dedicado? A resposta provavelmente será não (caso você seja uma média ou grande empresa). Afinal o aprendizado do software e a gestão de uma plataforma de gerenciamento de redes sociais exige tempo, e caso seja feito de forma errada pode trazer impactos negativos significativos a sua marca.
Outro ponto também a ser pensado sobre o uso dessas plataformas em sua empresa é a sua curva de aprendizado. Optar por ter um funcionário in loco para cuidar da sua comunicação pode ser um gasto efetivo, porém ele acabará atendendo outras demandas internas da empresa e apresentará um desempenho negativo.
Estratégia – o segredo do sucesso de gerenciamento de redes sociais
Escolher as práticas corretas é o segredo do sucesso. Saber quando investir internamente e quando investir em uma agência de comunicação profissional é a diferença de uma estratégia de gerenciamento de redes sociais bem sucedida! A Doka Comunicação, além de garantir toda a estratégia, criação e gerenciamento de redes sociais faz uma série de outros serviços voltados ao marketing digital, que vão transformar suas redes sociais em uma poderosa ferramenta de negócio!
Com nossas estratégias você verá um crescimento significativo de engajamento dos seus usuários e nossa análise de mercado será uma importante ferramenta para aumentar a conversão de seus visitantes em seus clientes! Quer saber mais como melhorar sua a comunicação estratégica da sua empresa? Venha descobrir conosco!