E os 4 Ps do marketing
Ontem falamos um pouco sobre os 8 Ps do marketing digital, e hoje vamos falar sobre os 4 Ps do marketing…
Também definido como Mix de Marketing, os 4 Ps do marketing são os elementos básicos que estão presentes em uma estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção. Eles são itens essenciais com os quais uma empresa deve se preocupar para atingir um determinado público-alvo.
Esses quatro elementos permitem uma divisão das áreas, para as quais as estratégias devem ser formuladas e as ações de marketing executadas. Através deles o empreendedor pode estimular o comportamento do consumidor.
Entenda um pouco mais sobre essas definições:
a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc. (preço; descontos; prazos; condições de financiamento; planejamento financeiro; finanças em geral…)
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias. (canais; cobertura; estoque; transporte…)
c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido. Inclui toda a gama de ofertas possíveis ao mercado, inclusive produtos de prestação de serviços. (variedade de produtos; qualidade; design; características; posicionamento; embalagem…)
d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades. (promoção de vendas; publicidade; força de vendas; relações públicas…)