Doka Comunicação desenvolve projeto de criação de Identidade Visual da RDO – Revista Digital Online
Veja as etapas de criação de identidade visual da RDO – Revista Digital Online
POR: DOKA COMUNICAÇÃO
Nós da Doka Comunicação realizamos diversos serviços na área da comunicação. Trabalhamos com a criação de vídeos, publicação digital para tablets e smartphones, sites responsivo, diagramação de folders, revistas, catálogos digitais interativos, criação de identidade visual (marcas / branding) etc. Neste post, mostraremos o processo de criação de identidade visual da plataforma de publicações digitais RDO – Revista Digital Online.
A RDO é uma plataforma de Publicação Digital Online de revistas, catálogos, livros digitais, jornal de ofertas de supermercado etc. Veja a seguir como nós da Doka Comunicação criamos a identidade visual da RDO – Revista Digital Online.
Primeiros estudos
Nosso processo de criação começa com as informações vindas do cliente, depois discutimos com a equipe de criação o que faremos, que caminhos tomarmos. Após a discussão, partimos para a fase de rafes (rabisco). No rafe ficamos diante de folhas de papel em branco, lápis etc. Após alguns rabiscos, buscamos dar uma forma melhor a estes croquis e partimos para a fase do layout.
Rafes da marca RDO – Revista Digital Online
No layout, procuramos dar forma ao rafe. Deixamos os rabiscos com um visual próximo do resultado final. Nesta fase, são feitos inúmeros estudos. Após a produção destes estudos, selecionamos alguns e mostramos para o cliente no máximo três ideias. Após a aprovação de um dos layouts por parte do cliente, buscamos fazer toda construção geométrica da marca (veja esta etapa em grade de construção).
Layout: primeiros estudos da marca RDO – Revista Digital Online
Layout definitivo da marca RDO – Revista Digital Online
Segurança
Para que o cliente fique seguro, fazemos uma pesquisa no Google Imagens. Nesta pesquisa, procuramos por “imagens visualmente semelhantes. Esta prática nos ajuda a nos certificarmos que a marca que criamos tem originalidade. Claro que sabemos que esta pesquisa do Google não é precisa, definitiva ou totalmente segura, mas é um tipo de busca que pode mostrar para nós da Doka Comunicação e para o cliente que não há plágio na construção da marca.
Pesquisa por imagens semelhantes no Google Imagens – essa prática ajuda a fazer uma busca por originalidade
Projeto
Quando criamos projetos de marcas, não desenhamos apenas um símbolo ou logotipo, criamos um projeto completo de identidade visual. Em nossos projetos, criamos toda papelaria da marca. Pensamos nas diversas formas de aplicações, projetamos o símbolo geometricamente etc. A identidade visual criada é aplicada de forma consciente em todo material de comunicação do cliente.
Para que haja unidade no projeto de identidade visual, nós da Doka Comunicação criamos um manual de identidade visual contendo as regras de utilização da marca. Juntamente com o manual de identidade visual vem um DVD contendo todos os arquivos desenvolvidos no projeto, colocamos todas as variações da marca, criamos e finalizamos a papelaria, que neste caso está pronta para ser impressa, colocamos também os códigos cromático aplicados na marca etc, ou seja, desenvolvemos um projeto completo.
Grade de construção da marca RDO – Revista Digital Online
Conceito e referência
Na criação da identidade visual da RDO, decidimos transmitir o conceito de mobilidade, por isso, como referência usamos a forma de um SIM CARD, um chip que vai acoplado dentro de aparelhos móveis (tablets e smartphones). O chip possibilita a conexão com a internet, parte fundamental para dar mobilidade a plataforma RDO. Acreditamos que a forma do Sim Card traga-nos uma representação gráfica ideal para a construção da marca para RDO.
Sim Card – referência de forma
Outra referência extremamente importante para a criação da marca RDO foi a referência que usamos do filme “ELA”: filme estrelado por Joaquin Phoenix. O filme mostra a paixão de um homem pelo sistema operacional. O que nos inspirou foi o ar tecnológico e poético que tem neste filme. Outra coisa muito importante foi o uso da cor um laranja meio avermelhado. Apesar do filme não ter muito haver com o serviço criado pela RDO, o filme foi extremamente importante para a inspiração da criação da marca…
Cena do filme Ela onde o ator está instalando o sistema operacional. Veja a tela do sistema.
Aplicação da identidade visual na roupa da personagem
Aplicação
Quando criamos a marca pensamos na possibilidade de aplicações da marca, pois sabemos que a marca não tem aplicação única, existe uma grande diversidade de aplicações. Temos a versão oficial e suas variações como aplicação em preto e branco, aplicação sobre preto (aplicação positiva) etc. Além das aplicações cromáticas temos as aplicações de forma. No caso da RDO, temos a aplicação oficial e uma versão horizontal.
Aplicações da marca RDO – aplicação negativa, positiva, horizontal etc
Aplicações da marca RDO – aplicação da marca em computador, nos dispositivos móveis tablets e smartphones
Cores
A marca da RDO tem uma aplicação bem simples, pois foram usadas apenas duas cores, o vermelho e o cinza. O vermelho foi utilizado para dar destaque a marca. Esta cor ajuda a destacar a marca e é muito utilizada em marcas de revistas. Para sustentarmos nossos argumentos, buscamos informações teóricas em autores consagrados como o Modesto Farina, autor do livro Psicodinâmica das cores em comunicação. Veja abaixo uma breve definição da cor vermelha.
“O vermelho revela uma vida intensa e liderança. É impulso, avidez e força de vontade, em oposição ao verde que é elasticidade da vontade”.
Já a cor cinza foi utilizada no texto descritivo “ Revista Digital Online”. O uso é de pouca relevância, pois seu significa é só para dar um equilíbrio na composição da marca, ou seja, foi utilizada apenas para assinar a marca.
Aplicações da marca RDO – aplicação da marca em computador, nos dispositivos móveis tablets e smartphones
Papelaria
Aplicações da marca RDO em papelaria
Apresentação em PDF
Aplicação da identidade visual em apresentação para clientes
Apresentação em vídeo
Conte conosco para esclarecermos qualquer dúvida, entre em contato conosco:
Doka Comunicação – sua agência que faz site no Tatuapé
Rua Apucarana, 625 – Conj. 06
Tel.: 2309-3231 ou 2307-2737
contato@dokacomunicacao.com.br
Tatuapé – São Paulo – SP