Cinemagraphs: saiba mais sobre essa nova tendência
Hoje em dia, criar algo exclusivo e inovador é uma difícil tarefa e, ao mesmo tempo, extremamente necessário para se destacar em meio a tantas outras marcas concorrentes. Buscando criar um novo formato de anúncio que pudesse chamar a atenção na web e funcionar em qualquer plataforma, especialmente nas redes sociais, a fotógrafa Jamie Beck e o webdesigner Kevin Burg criaram o Cinemagraph. Nas palavras deles: “Cinemagraph é uma imagem que contém dentro de si um momento de vida que permite um vislumbre de tempo para ser vivida e preservada indefinidamente.”
Mas afinal, o que é isso? Cinemagraphs são fotos que possuem movimentos sutis como uma espécie de GIF, só que com um conceito diferente. São imagens estáticas que recebem uma animação em um lugar específico da fotografia, fazendo com que apenas aquele elemento seja animado, chamando a atenção do usuário para aquele determinado ponto.
Apesar de parecer relativamente simples, esse novo formato de anúncio exige conhecimento de diversas ferramentas e técnicas de fotografia. Existem dois modos de se criar um cinemagraph: o primeiro consiste em capturar uma sequência de imagens e o outro é através de uma gravação em vídeo da cena que se deseja utilizar. Depois disso, em ambos os casos é necessário realizar a edição em programas como o Adobe Photoshop ou outro do mesmo gênero, sobrepondo as imagens ou repetindo os frames filmados.
Confira alguns exemplos:
Listamos também alguns apps para quem quiser experimentar:
- Cinemagr.Am – iOS
- Flixel – iOS
- Ecograph – iOS
- Fotodanz – Android
- Kinotopic – iOS
- ICinegraph – iOS
- Pictoreo – Android
Quer produzir cinemagraphs para a sua rede social ou site? A Doka Comunicação entende tudo do assunto! Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atender você!