Campanhas pagas: Entenda o que são e como elas funcionam
Saiba utilizar as campanhas pagas da melhor forma possível para trazer ainda mais retorno com para o seu negócio com as redes sociais e a internet!
POR: MARIA LUIZA DEVESSA
Primeiramente, vale a pena lembrar que as campanhas pagas fazem parte de um método do Marketing Digital e obviamente, é necessário entender mais a fundo suas funções e o que são de fato. As campanhas do marketing digital, principalmente aquelas que são pagas, não sofrem impacto das limitações de alcance, portanto as regiões de alcance são ilimitadas, algo que favorece aqueles que expõem seus produtos e/ou empresas utilizando esse meio. O principal diferencial das campanhas pagas é justamente o direcionamento para o público de interesse, de forma a evitar limitações de alcance e segmentar por localização geográfica, além direcionar para nichos de clientes com um maior interesse nos produtos.
Tipos e vantagens das campanhas pagas
As campanhas pagas podem ser feitas de diversas formas, como por meio de redes sociais, links patrocinados e rede display. As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgação nos dias atuais e recentemente têm oferecido a opção de campanhas, as quais selecionam o público de interesse e divulgam as marcas daqueles que fazem uso desse recurso. Os links patrocinados são basicamente anúncios em forma de texto simples e a forma mais conhecida em que eles se encontram é nos mecanismos de busca. Enquanto a rede display Google, são basicamente anúncios gráficos e banner relacionados às suas pesquisas recentes e afins.
Há diversas vantagens ao investir nas campanhas pagas no mundo digital além da quebra de barreiras geográficas e direcionamento do público, as campanhas pagas também estão presentes em um setor no qual, no caso do Facebook, há 1,86 bilhão de usuários ativos. Um número grande como esse em apenas uma rede social, enquanto caso fossem calculados os usuários que têm contato diário nas redes o número sem sombra de dúvidas seria ainda maior.
O serviço das links patrocinados, tornam-se, portanto, um recurso quase que essencial para ser explorado, permitindo a divulgação não só de conteúdo, mas de marcas, empresas, produtos e aquilo que se queira divulgar, como revistas, blogs e afins.
Quer saber como ter resultado com seu site?
Baixe nosso e-book de graça!
Dicas para criação de campanhas pagas
Há dicas e estratégias para cada tipo de campanha paga em cada plataforma, logo, em cada meio há dicas únicas. No Instagram e no Facebook, o conteúdo tem um retorno diferente do que o mesmo conteúdo em outras plataformas e vice-versa.
No Facebook, por exemplo, os usuários não têm intenção de comprar, mas de conferir o feed, algo similar ao que acontece com o Instagram, porém diferentemente do que acontece com anúncios criados especialmente para tal objetivo. Essa é uma excelente dica para aqueles que pensam em algum tipo de campanha paga: entender cada plataforma e seus objetivos para que dessa forma, as campanhas pagas sejam ainda mais eficazes. O direcionamento dessas campanhas é fundamental.
Como funcionam os valores das campanhas pagas
As campanhas pagas podem ter seus valores definidos de formas distintas, podendo ter um investimento diário ou em um tempo determinado. É possível definir diferentes modalidades para preço pago em cada anúncio.
As impressões são todas as vezes que a campanha paga é exibida, seja por dispositivos móveis ou não, logo, há o chamado CPM (custo por mil impressões). Outras formas de se estipular valor são: o CPC (custo por clique – um valor é cobrado toda vez que alguém clica na campanha paga), CPA (custo por ação – custo médio em relação às ações realizadas durante a interação de usuários com a campanha paga) e o alcance diário único.
Análises das campanhas pagas
É extremamente importante ter consciência dos progressos que as campanhas pagas podem ter no mundo virtual, sobretudo tratando-se do anúncio o qual foi pago para ser exibido ao público.
Felizmente, as plataformas oferecem os dados para se ter consciências dos progressos, como o número de impressões, ações e os resultados do retorno sobre o investimento, de forma a ajudar aqueles que recorrem às campanhas pagas em um futuro reajuste do planejamento para anunciar em plataformas digitais.
É de extrema importância analisar e revisar as campanhas pagas com frequência e de forma minuciosa antes de colocar os anúncios no ar e é altamente recomendável que se teste o seu impacto e eficiência enquanto estiver rodando em prol de melhores resultados futuros.
O Marketing Digital tem crescido muito nos últimos tempos e a aposta em campanhas pagas têm sido crescentes como consequência desse novo mercado virtual. Entretanto, há outros meios de divulgação além das campanhas pagas, como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), dentre outros.