Os 8 Ps do marketing digital
A metodologia dos 8 Ps do marketing digital é de criação brasileira e possui reconhecimento internacional. Cada vez mais vem se espalhando pelo mundo, ajudando a guiar os profissionais da internet que pretendem fazer do universo digital uma fonte de investimento. Seu mecanismo é simples, dinâmico e altamente eficaz.
A metodologia consiste em um série de passos, mais especificamente oito, que devem ser seguidos pela empresa que planeja obter sucesso em suas estratégias de marketing digital.
Conheça abaixo os 8 Ps e qual é a função de cada um:
a) Pesquisa (1°P) – Descobrir os hábitos do usuário para traçar um perfil preciso do público-alvo;
b) Planejamento (2°P) – Elaborar o planejamento de marketing digital para definir como o site da empresa se transformará em uma plataforma de negócios;
c) Produção (3°P) – Executar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades;
d) Publicação (4°P) – Escolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no site, de acordo com as diretrizes de SEO;
e) Promoção (5°P) – Desenvolver campanhas promocionais no ambiente online para gerar resultados em curto prazo;
f) Propagação (6°P) – Divulgar o material em redes sociais para aumentar a presença da marca na web;
g) Personalização (7°P) – Elaborar estratégias de marketing de relacionamento via web para fidelizar mais clientes;
h) Precisão (8°P) – Mensurar os resultados das ações para saber o que deu certo e o que deu errado e assim alterar estratégias quando necessário.