O que são links patrocinados?
Boa tarde! Hoje vamos falar um pouco sobre links patrocinados. Você sabe o que são e como funcionam?
Os links patrocinados são uma espécie de publicidade online que ficam localizados em lugares estratégicos nas páginas de busca. Você provavelmente já deve tê-los visto no Google (cujo serviço se chama AdWords), são aqueles primeiros anúncios que aparecem quando você pesquisa por uma palavra-chave. Esse tipo de anúncio é ideal para quem está interessado em aumentar a visibilidade e oferta da sua empresa, serviço ou produto.
Para que a campanha com links patrocinados seja eficiente, é preciso definir objetivos claros e planejar-se acerca da estratégia a ser utilizada. Dessa forma, teremos uma chance superior a 75% de obtermos um resultado eficaz.
Os anúncios possuem as seguintes características:
- O anunciante paga apenas pelos cliques de usuários que recebe no link;
- A propaganda é feita em formato de texto. Nele, devem estar contidos um título, a descrição do produto ou serviço que está sendo oferecido e uma URL que redirecionará o usuário para o site do anunciante;
- Quem define o custo do investimento é o próprio cliente. Um valor diário deve ser determinado;
- O custo do clique depende de vários fatores, como a quantidade de vezes em que a palavra-chave definida pelo anunciante é utilizada nos motores de busca, a posição do anúncio nos resultados da pesquisa, entre outros.
Atualmente, os links patrocinados são a forma mais econômica de anunciar, já que o pagamento é feito apenas quando alguém clica no seu anúncio, o chamado CPC (Custo por Clique). Além disso, também é uma das estratégias que mais geram resultados, pois segmentam o público-alvo.
Algumas campanhas para outros meios também podem fazer uso de banners para chamar a atenção no lugar de apenas texto. Os sites mais comuns que utilizam esse tipo de link patrocinado são buscadores (Google, Yahoo ou Bing), comparadores de preço (como Buscapé), redes sociais (Facebook, Linkedin, etc), portais (Uol, Terra, entre outros), Youtube e Google Maps.
Para mais informações, consulte a Doka Comunicação!