O que é Storytelling?
Storytelling, em tradução livre, quer dizer ‘contar histórias’. Porém, no marketing, esse termo também vem sendo bastante utilizado. Por quê? Bem, com o intuito de se aproximar cada vez mais de seu consumidor final, muitas empresas vêm utilizando suas histórias e as histórias de seus produtos para dialogar com o público alvo. Para isso, se torna essencial explorar melhor esse conteúdo para criar novos conceitos e campanhas que chamem a atenção dos clientes e os encantem, fidelizando-os à marca.
Podemos dizer, então, que o Storytelling tem como objetivo auxiliar a empresa nas vendas, criando uma estratégia de relacionamento com o consumidor, usando apenas a sua própria história, missão e valores para obter isso. Como? Bem, simples: ela deve apenas organizar essas informações (‘story’) em uma sequência narrativa (‘telling’). Podemos resumir isso em sete etapas: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar.
Para que o conceito de Storytelling funcione, portanto, é necessário emocionar e instigar o cliente. Fazer com que os clientes se identifiquem com o que está sendo contado é essencial para o sucesso da campanha.
Qualquer meio pode ser utilizado para contar essas histórias: blogs, emails, vídeos, redes sociais e meios multimídias. É importante ter em mente que cada um desses formatos atinge os consumidores de maneiras diferentes e, por isso, o conteúdo deve ser adaptado para cada um.
Para mais informações, consulte a Doka Comunicação.
Ficaremos felizes em atendê-los!
Até a próxima!