O que é PageRank?
Quando você precisa pesquisar algo na internet, o que você faz? A resposta para essa pergunta provavelmente pareceu bastante simples para você: ‘abro o Google’. Pois é. Nos dias atuais, não há quem não conheça e utilize o maior buscador da internet.
Criado em 1995 por Larry Page, o PageRank (também conhecido apenas como PR) é uma métrica utilizada pelo Google em seus algoritmos como forma de avaliação das páginas dos sites, ou seja, para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Em resumo, PageRank é uma das centenas de variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece primeiro nos resultados das buscas.
A relevância de um site pode ser definida por um escala de 0 a 10. Uma página que possua o PageRank alto se destaca mais na rede, aparecendo entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca.
Para calcular esse número, o algoritmo leva em conta:
- número de pageviews
- bouncerate (taxa de rejeição) – taxa de usuários que ficam menos que um determinado tempo em seu site (geralmente 30s)
- frequência de atualização – quanto mais frequentemente um site é atualizado, melhor
- relevância do conteúdo
- texto original: um site com conteúdo exclusivo é considerado mais importante do que aquele que apenas copia.
- tema: tenha foco sobre o que você vai escrever, falar de tudo diminui sua relevância.
- estrutura do site
- HTML: a estrutura deve obedecer ao padrão W3C, orgão responsável pelas definições HTML.
- Flash, vídeos e imagens: a Google ainda não indexa alguns formatos de arquivos. Flash ele já consegue ler os textos, desde que esteja em formato adequado. Para os demais arquivos, é sempre bom colocar um texto descritivo.
- links – provavelmente é o fator mais importante. Ele é dividido em 3:
- links para fora: de seu site para outros sites. Links de sites com alto PR são mais relevantes do que de baixo PR.
- links recebidos: sites externos que linkam para seu site
- links internos: seu site linkando para outras páginas de seu site.
E para checar o PageRank de um site? Bom, bastante instalar o Google Toolbar no seu navegador. Também é possível conferir através de links como www.marketingdebusca.com.br/pagerank/.
Fonte: Saia do Lugar