Marketing Digital Passo a Passo – Integração
POR: Wladi Lima
Para obter o melhor resultado em suas ações de Marketing Digital, o principal ponto a ser trabalhado é a integração não só de sua comunicação, mas também de todas as ferramentas que você trabalhará.
Domínios e Subdomínios: Primeiramente trabalhe com o nome de sua empresa e/ou produto, liste o que a Empresa possui e veja a disponibilidade da compra de um novo caso necessite junto ao Registro.Br. Converse com seu TI sobre a integração de seus domínios (qual será o principal e qual (ais) serão subdomínios).
Além disso, subdomínios também servem para “atalhos” de seções de seu site mantendo uma URL Amigável durante toda a navegação do usuário.
Vale registrar que um redirecionamento bem feito irá impactar positivamente em toda a sua estratégia de integração.
Formulários: É imprescindível que a integração seja feita em todos os formulários do site (contato, orçamento, fale conosco ou o de qualquer outra finalidade), pois um grande erro das Empresas é não trabalhar esta oportunidade de negócio e deixar de investir no relacionamento para que a venda ocorra em outro momento.
Relatórios: Com o Google Analytics instalado, é recomendável ao menos uma análise diária para que se possam identificar possíveis desvios em suas métricas e acompanhar os resultados de suas páginas e também o tráfego e recomendações de blogs ou mídias sociais.
Redes Sociais: A escolha do nome usado por sua empresa nas Redes Sociais também tem um papel fundamental na integração, captação e resultados de suas ações de Marketing Digital. Imagine que o nome de sua Empresa já esteja sendo usado no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra plataforma que venha a ser relevante para o seu negócio.
Com a integração será fácil identificar acontecimentos “estranhos”, como quedas bruscas ou menções em outros sites, sejam notados rapidamente e gerem providências quase que instantaneamente, corrigindo falhas ou respondendo interações de usuários.
Vale salientar também que a integração não se faz de uma hora para outra e que você precisará ter sua equipe técnica alinhada com os resultados a serem obtidos com este processo.
Glossário:
URL Amigável é aquela de fácil compreensão para todos nós e para os buscadores, você bate olho e entende do que trata a página. Para quem não está familiarizado com o termo, URL é o mesmo que o endereço do site.
Registro BR é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil desde dezembro de 2005.
Até a próxima!