Marketing Digital Passo a Passo – Ferramentas para Leads Qualificados
POR: Wladi Lima
Por que hoje em dia se fala tanto em Marketing Digital e em suas Ferramentas? A resposta é simples: Não basta fazer correto, você tem que mostrar sua empresa, produto ou serviço de forma correta, na plataforma correta e para o público correto.
Marketing Digital Passo a Passo – Ferramentas para Leads Qualificados
Conforme adiantei na última semana quando falei de Geração de Leads, hoje vou falar de 5 Ferramentas que você pode utilizar para gerar leads qualificados.
1 – E-book:
É uma das Ferramentas ou a Ferramenta mais utilizada no mercado, pois seu conteúdo é bem amplo e consistente.
Além de atuar como uma das Ferramentas que te proporcionará feedbacks junto a seus clientes, com certeza te ajudará a se firmar como referência no assunto abordado, desde que ele esteja muito bem escrito, organizado e que você fale com propriedade e conhecimento sobre o tema abordado. Não basta apenas “escrever” o E-book, mas também disponibilizá-lo de maneira correta mediante a forma em que seus leads terão acesso a ele.
Também é muito recomendável não só uma pesquisa sobre o tema que será escrito, mas quais as formas de acesso que estas Ferramentas serão acessadas.
2 – Whitepapers:
Outra das Ferramentas mais utilizadas hoje em dia é o Whitepapper que apesar de não apresentar a mesma intensidade e benefício que o E-book é produzido com menos esforço e também é muito eficaz para que seus leads aceitem trocar por seus dados.
Vale a pena colocar os whitepapers como se fossem posts um pouco mais extensos. Uma boa dica é construir conteúdo na linha do “as 10 coisas que você precisa saber sobre …..”.
Vale ressaltar que, caso sua empresa invista em palavras chaves e hoje só possua ofertas de conversão direta (ex. pedido de orçamento, saiba mais, etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente é a coisa mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.
(Lembre que, especialmente em negócios B2B, muitas vezes os clientes ainda não estão no momento certo da compra quando caem no seu site)
3 – Webinars:
Cada vez mais utilizado como uma das principais Ferramentas de Marketing Digital, seja utilizando slides ou a filmagem de uma palestra, o Webinar tem benefícios interessantes. Pelo uso da voz ou voz e imagem, os webinars acabam tendo um toque mais pessoal, direto, que aproxima mais o potencial cliente da empresa.
Além disso, é muito mais rápido preparar alguns slides e falar por cima deles do que escrever todo o conteúdo de um e-book.
É preciso atentar-se para:
– Câmera – Uma boa opção é uma câmera portátil
– Edição – Hoje há maneiras bastante fáceis de editar um vídeo, mas para simplificar, as pessoas produzem conteúdo no formato “One Shot”, ou seja, sem edição.
– Roteiro – Uma sequência simplificada (um modelo) do que cobrir durante a gravação.
4 – Templates:
Se sua empresa tem algum modelo de documento – apresentação, planilha, etc. e que esteja relacionado ao seu negócio e pode auxiliar no dia-a-dia do seu cliente, fornecê-lo para download também é uma boa oportunidade para geração de Leads.
Os Templates são Ferramentas que podem ser totalmente editáveis, dando possiblidade de total formatação e customização.
(Lembre que alguns templates são protegidos por direitos autorais e sua divulgação pode estar vinculada a apresentação destes direitos.)
5 – Ferramentas:
A maioria das Ferramentas é disponibilizada por empresas de tecnologia, que podem criar alguma ferramenta específica e oferecê-la de forma gratuita para seus potenciais clientes. Essa ferramenta pode ser algo novo ou então uma subparte do produto pago da empresa.
Quem nunca instalou um demo, trial, gratuito para testar e etc.?
Inclusive, isso pode servir não só para geração de Leads, mas também para ajudar no processo de conversão e venda para a ferramenta paga, já que ajuda o usuário a ter um “gostinho” de como será a experiência com o produto completo.
Vale lembrar também que não basta trabalhar para criar estas novas oportunidades de negócio, mas também maximizá-las e falarei mais para frente de como fazer isso.
Cada vez mais, ferramentas online estão se desenvolvendo e facilitando diversos trabalhos para pessoas com pouca experiência, desde plataformas para criação de sites com base em templates até para produção e conversão de vídeo. Entre as ferramentas de destaque que apresentam o maior crescimento está o Canva, uma plataforma de design que facilita a vida de estudantes e pequenos profissionais.
A ferramenta trabalha com uma série de templates, tanto gratuitos quanto pagos, para proporcionar para os usuários uma interface facilitada para criação de projetos gráficos. Com quase cinco anos de vida o Canva já conta com 11,4 milhões de usuários registrados em 179 países, que produzem quase 8 projetos por segundo.