A ‘linha do tempo’ e a construção de uma marca
Já vai longe o tempo em que as teorias da comunicação apregoavam que as mensagens publicitárias detinham um poder ilimitado; que bastava veicular seus anúncios para que os consumidores saíssem correndo de suas casas rumo ao consumo.
A concorrência se acirrou, a globalização trouxe novas empresas e novos produtos e serviços para a competição e a velocidade das mudanças aumenta a cada dia. Um dos novos componentes dessa luta pelo mercado são as redes sociais.
A chamada ‘linha do tempo’ oferece a empresas e consumidores uma oportunidade única de construção de relacionamento. A médio e longo prazos, o “convívio” diário via redes sociais significa a possibilidade de conhecimento mútuo; empresas podem captar dados de seus clientes potenciais e do mercado de um modo geral e, por outro lado, consumidores podem acompanhar e conhecer mais de perto a postura das empresas.
É fundamental que as empresas saibam usar as redes sociais de maneira equilibrada, com mensagens comerciais, informações úteis, pertinência e principalmente, parceria. Pode ser que no início, bem no início, os consumidores apenas observem, mas se o trabalho for feito com profissionalismo e respeito, os clientes virão…
… e ainda trarão os amigos.