Como usar o Google Analytics para impactar sua estratégia de negócio?
Usar o Google Analytics pode ser um importante recurso para seu negócio, veja as formas que a sua empresa pode utilizar a ferramenta nas decisões estratégicas!
POR: GABRIEL CARDOSO
OGoogle é o maior aliado das empresas atualmente, com suas plataformas que facilitam a vida do internauta e seu complexo motor de busca que garante retorno de qualidade para as pesquisas . Através de “recompensas” aos que fazem otimização de conteúdo o Google oferece melhores posições no ranqueamento de site e o aumento nos acessos. Mas você conhece as funções do Google Analytics e como elas podem impactar suas estratégias de negócio? Veja como usar os relatórios do Google como auxílio para o planejamento estratégico!
Com o Google Analytics você consegue extrair todos os dados de acesso dos usuários que visitam seu site, assim traçando um perfil completo sobre sua origem, interesses e desejos, permitindo que você faça um direcionamento de conteúdo do site e campanhas de marketing personalizadas com o perfil dos seus visitantes.
Mas afinal, o que é Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta desenvolvida pelo Google em 2005, pensada como forma de gerar relatórios simplificados para empresas sobre seu desempenho na rede. Com a possibilidade de extração de relatórios com os mais diversos níveis de profundidade, facilidade de interfaces simples e intuitivas, o Google desenvolveu a principal ferramenta de coletas de dados sobre desempenho e acessos disponível na internet, com a facilidade de estar integrada nativamente com o motor de buscas criado pela empresa.
Recentemente, com o boom do SEO, o Google Analytics teve um considerável aumento em popularidade graças ao conjunto de regras que garantem a exposição orgânica dos sites com conteúdos bem otimizados. Com monitoramento de acessos ao vivo, dados segmentados para as necessidades de seu negócio a ferramenta consegue proporcionar vantagens estratégicas para seu negócio das mais diversas formas.
O impacto das ferramentas do Analytics para o planejamento estratégico
Os dados gerados pela internet são uma fonte infinita para B.I., segundo pesquisa realizada pela Accenture, uma grande quantidade dos dados atualmente dispersos na rede são relevantes para a análise de big data. Porém sua empresa não necessita de uma grande organização para analisar seus dados de acesso de seu site. Com o serviço do Google Analytics você consegue ter uma visão geral sobre o comportamento do visitante no seu site e ter um panorama geral para definir os melhores canais para investir estrategicamente. Com essa ferramenta, é possível:
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Monitoramento de Páginas
Como um dos recursos mais básicos da ferramenta, você consegue receber um insight completo sobre o tipo de visita que sua página recebeu. Categorizando cada visita de acordo com sua característica, como visitas orgânicas, redirecionamentos de páginas ou por cliques em seu anúncios.
Definir estratégias de conteúdo
Com as análises individuais de cada página é possível identificar padrões nos interesses dos visitantes, de maneira segmentada. Observando o tempo de leitura, a taxa de rejeição e por quais páginas que o usuário chegou é possível concluir quais tópicos interessam mais ao usuário e replicar conteúdo similar que os visitantes considerem interessante.
Monitoramento de Páginas
Compartilhamentos de links, número de visitas e redirecionamentos para seu site vindo de outros domínios também podem quantificar o engajamento dos visitantes, além da taxa de rejeição que também é um importante indicador para a análise de conteúdo e seu desempenho. Uma alta taxa de rejeição mostra que seu tema está sendo irrelevante para seus visitantes e isso pode ser negativo para seu ranqueamento no buscador. Assim mostrando a necessidade de uma revisão de conteúdo ou até mesmo uma mudança na interface gráfica caso o usuário esteja insatisfeito com algum aspecto da página.
Monitoramento de Páginas
Combinar o número de acessos ao site, os valores das palavras chaves, tempo de permanência e outras funções disponíveis pelo Google Analytics podem servir como uma ótima forma de quantificar o ROI, assim justificando estratégias e permitindo decisões mais precisas.
Além do plano gratuito Standard o Google também disponibiliza uma versão paga pelo Google Suite, o Analytics 360, que oferece uma série de recursos mais profundos para empresas que precisam de análise de métricas mais precisas. As aplicações do Google Analytics são várias, seus relatórios podem ser adaptados para diversos usos e sites, podendo servir como norte para e-commerces, sites institucionais, campanhas internas e até mesmo com direcionamento de matérias em revistas online!
O que é preciso para se usar o Google Analytics?
Em suma, você precisa de um site e uma conta no gmail para começar a receber os relatórios. Mas para usar o Google Analytics de forma verdadeiramente estratégica é preciso primeiro pensar em otimizar seu site, para que seu usuário tenha a melhor experiência possível. Com um planejamento do site e na criação de conteúdo relevante, os dados extraídos pelo Google Analytics conseguem ser ainda mais segmentados e precisos, podendo servir como forma de compreender se um tema específico está em alta.
Fazer por conta própria o processo de otimização pode ser complexo e trabalhoso demais para um usuário comum, pois são diversas técnicas para a realização do trabalho que vão desde produção de conteúdo até a otimização do site para smartphones. Ao menos que a empresa tenha uma equipe disponível para fazer a otimização, é muito mais simples encontrar uma agência especializada em otimização de sites que consegue atender suas demandas de maneira personalizada.
Com a Doka Comunicação você encontra um portfólio de serviços completos, partindo desde a identidade visual até a configuração do Google Analytics e a otimização de conteúdo e do website, realizando um trabalho completo que com o tempo poderá colocar sua empresa na primeira página do Google!