Gestão de Redes Sociais estratégicas para empresas pode ser efetivo?
Entenda como essas ferramentas podem ser aplicadas de formas estratégicas para melhorar o desempenho do seu negócio?
POR: GABRIEL CARDOSO
Constantemente falamos de estratégia em nossos dia a dias, na faculdade, no trabalho e até mesmo ao se traçar objetivos pessoais. A estratégia foi uma palavra que quase foi banalizada, transformando um plano estratégico em um simples planejamento de execução e fazendo a real estratégia cair quase no esquecimento dos empreendedores. Especialmente quando falamos da gestão de redes sociais vemos como a falta de estratégia na execução das ações pode causar um direcionamento errado de forças, que poderiam ser usadas de uma melhor forma em um plano de marketing digital completo.
Então, quais são os primeiros passos para que você tenha um plano de gestão de redes sociais realmente funcionais? Com a Doka você pode entender os princípios básicos para traçar um plano verdadeiramente estratégico para a comunicação da sua empresa!
1. Por onde devemos começar?
Redes Sociais, a variedade que temos no mercado atualmente é tão grande que nos perdemos. Já passamos pela pior fase das “redes sociais supernovas” (plataformas que conseguiam angariar milhões de usuários em questões de dias para rapidamente morrer) então dúvidas sobre em quais mídias sociais você deve investir pode ser um pouco menor que eram a apenas alguns anos atrás.
Entre as principais redes sociais da internet estão:
A mais conhecida rede social do mundo continua crescendo (em meio a inúmeras crises) em 2018. Continua crescendo, com poderes de segmentação assustadoramente precisos, ela pode auxiliar você a interagir com o tipo exato de cliente que sua empresa busca. Uma rede social mista, que pode ser usada tanto para promover negócios B2C quanto B2B com a estratégia certa.
O ano de 2018 está sendo um ótimo período para a plataforma de microblog. Depois de quatro anos de queda como empresa pública, o twitter pela primeira vez volta a lucrar como empresa e ter um crescimento real de usuários. Empresas de diversos segmentos de voltadas para o B2C podem trabalhar com o twitter focando em relevância de marca e compartilhamento de informações relevantes para o consumidor. No entanto, vemos uma grande dificuldade de gerar engajamento com empresas nesta rede social, que é dominada por personalidades formadoras de opinião.
Recentemente usuários do Facebook tem migrado em massa para sua plataforma de fotografia. Tornando-se a queridinha na gestão de redes sociais nos últimos anos, o Instagram consegue apresentar um enorme potencial para engajar com o consumidor final. Funcionando perfeitamente em segmentos de consumo rápido como alimentos e roupas até para gerar reconhecimento de marca de empresas com produtos de alto valor agregado, como escritórios de arquitetura e Faculdades.
Snapchat
O Snapchat é uma rede social que tem um grande valor comercial, porém, empresas estarem presentes nela diretamente não é tão necessário pela tendência de uso pessoal. No entanto, desenvolver planos estratégicos com influenciadores do snapchat pode ser uma ótima forma de conversão de vendas para empresas que trabalham com produtos voltados ao consumidor final.
Para empresas uma das melhores, se não a melhor, rede social para captação de novos clientes. Com uma base de profissionais que atinge todos os segmentos, de TI á Promotores de Vendas, estratégias para essa rede social são um grande diferencial para atingir resultados palpáveis. No entanto, estratégias convencionais de perfis empresariais para conversão de negócios nesta plataforma não geram tanto engajamento e uma das melhores saídas para melhorar a conversão de negócios nessa plataforma usando um plano de gestão de redes sociais é transformar um líder em porta-voz da empresa.
O Pinterest é uma ferramenta extremamente segmentada, porém, efetiva para certos nichos de negócios trazer novos visitantes para o site. Como característica principal a necessidade de conteúdos mais elaborados (e voltados para o público feminino), essa é uma rede social que pode ser trabalhada com menor frequência, já que suas postagens exigem um conteúdo melhor preparado.
YouTube
Sendo o segundo maior buscador da rede mundial de computadores, o YouTube definitivamente pode ser uma ferramenta interessante para as empresas. Com diversas possibilidades de estratégias disponíveis para todas as empresas, a plataforma de vídeos exige um amplo esforço e dedicação na produção de estratégias e objetivos. Isso é necessário pela maior dificuldade de se fazer vídeos e necessidade de ter habilidades profissionais mais refinadas para criar um roteiro de qualidade.
Google+
Cada vez mais os estrategistas de marketing digital estão abandonando a rede social do Google dos escopos de seus planos. Usada por nichos específicos de usuários em todo o mundo que se agrupam por interesses similares. Atualmente a plataforma do Google tem um uso próximo ao Reddit e pode ser utilizada de formas alternativas a um plano de marketing digital, especialmente para agrupar usuários de tecnologias voltadas ao B2C.
Por muitos anos profissionais do marketing digital apostaram no Google+ como forma de auxiliar no ranqueamento de sites e redirecionamento de tráfego. Em testes feitos por profissionais têm mostrado que a ferramenta não é mais tão efetiva.
Google Meu Negócio
Como resposta ao baixo interesse das empresas e das agências no Google+, foram adicionados novos recursos deixar o Google Meu Negócio mais interessante nos planos de gestão de redes sociais. Agora a plataforma se tornou um espaço mais social, com as clássicas avaliações de usuários, upload de fotos da empresa e uma série de recursos promocionais que podem ser deixados em para aqueles que pesquisarem por sua empresa!
Destaques regionais, matérias de blog e espaços para divulgar ações promocionais de empresa entraram como algumas das ferramentas específicas do Google Meu Negócio!
2. Segmentação — Conheça com quem quer falar e fale com eles
Já se foi o tempo de comunicar-se com as estratégias da publicidade clássica. Pagar valores astronômicos para ter um retorno ínfimo e “não mensurável” já se transformou em uma prática ultrapassada para todos os comunicadores. Especialmente com as ferramentas disponíveis nas plataformas digitais, a gestão das redes sociais fica ainda mais poderosa para a segmentação do seu público exato, mas para isso você precisa entender quem é seu cliente. Existem diversas formas de se fazer isso, usando as plataformas sociais, pesquisas, sites e até mesmo a observação empírica do cotidiano da empresa.
No entanto, estratégias de comunicação e ferramentas permitiram o desenvolvimento de técnicas para que você consiga falar de uma forma assertiva com seus públicos. Entre algumas das melhores ferramentas de segmentação de visitantes podemos citar:
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Google Analytics
O verdadeiro produto do Google não é sua atuação como um mecanismo de pesquisa, sim como um compilador de dados dos seus usuários. Podendo ser instalado em qualquer site, você pode ter uma ferramenta que valida diversos dados demográficos de seus visitantes, seu perfil comercial e alguns dos principais gostos.
Embora essa ferramenta compile apenas os dados de seus visitantes, ela é uma ótima forma de se iniciar a coleta de informações para a próxima técnica de direcionamento de estratégia.
Facebook/Instagram Metrics
No caso de planos de gestão de redes sociais, entender como é composta seus públicos nas principais plataformas de comunicação que você usa. Especialmente com as redes sociais do Facebook, você pode coletar dados precisos sobre a origem, localização e interesses do usuário, permitindo que seja feita um interessante trabalho na aplicação da técnica do buyers persona. Outro aspecto interessante para o desenvolvimento mais efetivo da sua persona de consumidor também é interessante fazer uma análise qualitativa de perfis e comentários de alguns dos visitantes.
Buyer Persona — O que é essa técnica?
Se você já se pegou falando sozinho em um momento que refletia sobre suas estratégias de negócio ou sobre a vida, percebeu o quão estranho isso é. Quando estamos falando de campanhas de comunicação ou de gestão de redes sociais fica muito mais fácil fazermos uma comunicação dirigida à um público específico do que textos padrão para a divulgação. Veja um exemplo de duas campanhas segmentadas.
O buyer persona nos guia com a produção dos conteúdos para a gestão de redes sociais. Como isso é feito? Desenhamos um perfil “falso” do consumidor médio da empresa, com vida, família e diversos aspectos pessoais que servem de norte para a criação de copies que falem em uma linguagem adequada ao seu consumidor.
Um exemplo de uma boa persona seria o João Marcos. Mas quem seria o João Marcos?
Ele tem 49 anos, é proprietário de uma média empresa do segmento industrial, que busca modernizar sua comunicação com as técnicas mais novas do mercado. Por ser especializado em administração de empresas e tem conhecimentos básicos de comunicação, ele prefere buscar informações na internet e quer conhecer uma empresa capacitada para o auxiliar. Interessado em resultados e em tecnologias mais modernas, João Marcos sempre está atento às novidades do mercado, que possam ser usadas de maneira efetiva para melhorar seu negócio.
A personalidade da sua buyer persona pode ser criada na profundidade que seu negócio exigir, abordando tópicos como interesses profissionais, familiares e até mesmo hobbies pessoais. Tudo isso deve ser pensado de acordo com o produto que você deseja vender. No caso dos planos de gestão de redes sociais, você usa esse perfil “falso” como base para sua comunicação, estratégias de postagem e até para a arte!
3. Ações — Vale mais uma ação bem executada que um plano fracassado
Ao traçar planos de gestão de redes sociais levantamos diversas ideias, imaginamos trabalhar com vídeos no youtube, fazer postagens de stories no snapchat e Instagram, produzir uma série de infográficos informativos sobre o negócio e falar sobre o dia a dia da empresa de maneira descontraída. Mas isso faz surgir três perguntas: “Quais são seus objetivos com essas ações?”, “Suas ações são isoladas e sem objetivo ou fazem parte de um plano maior?” e “você realmente tem mão de obra para executar tudo isso de maneira satisfatória?”
Responder a estas duras perguntas podem ser o que fará você passar de um simples plano de gestão de redes sociais para um nível estratégico que trará resultados. Para começar você deve decidir seu objetivo e apenas com estudo e conversas com os gestores da empresa você poderá saber exatamente o que precisa alcançar.
Para “simplificar” o texto, iremos abordar apenas três objetivos de gestão Reconhecimento de Marca Institucional, Presença de Marca e Comerciais. Em cada um desses três objetivos, certas ações são mais interessantes que outras e mudanças de estratégias como periodicidade e qualidade de material produzido muda consideravelmente (e claro, não estamos nem ao menos contando com as particularidades de cada ramo).
Ao usar estratégias de Reconhecimento de Marca Institucional, é possível adotar posturas menos agressivas em questão de periodicidade e conteúdo. Nessas estratégias, fazemos da gestão de redes sociais como algo mais básico que simplesmente serve para “verificar” a legitimidade da empresa, caso possíveis clientes queiram saber mais sobre sua história e serviços.
Essa estratégia pode servir muito bem para empresas que precisam de mídias sociais para recepção, onde os consumidores que as visitam não são o público final ou podem fazer pressão social contra atividades da marca. Conteúdos ideais para esse tipo de estratégia são ações de impacto social, informativos sobre a empresa e réplicas de comunicação institucional.
No caso das estratégias mais próximas ao reconhecimento de marca, temos como um principal foco a apresentação da marca para possíveis clientes em forma de conteúdo informativo relevante. Ao contrário do reconhecimento de marca institucional, às ações voltadas para esse segmento podem ser de caráter comum do seu segmento. Na maior parte dos casos, empresas ficam presas a essa estratégia básica de comunicação por falta de planejamento. No entanto, segmentos específicos do comércio ou de determinados produtos que sejam “menos-cativantes” podem acabar presos nesta categoria permanentemente, ao menos que se faça um considerável investimento em estratégias de comunicação.
Trabalhar com um plano de ações voltado para o reconhecimento de marca é uma forma efetiva de angariar clientes a longo prazo. No entanto, essa estratégia de gestão de redes sociais exige que sua empresa já tenha uma boa base de seguidores e um reconhecimento prévio para que ela seja vista como uma referência para o segmento. Ideal para negócios B2B e B2C, esse tipo de estratégia têm como objetivo final transformar sua empresa em uma referência especializada em determinados segmentos.
No entanto, para realizar um bom plano de gestão de redes sociais de reconhecimento de marca, as demandas de produção e alinhamento de conteúdo são muito mais altas que uma em relação à estratégia anterior.
Por último temos a gestão de redes sociais comerciais, que atualmente é a mais efetiva para as empresas de segmentos voltados ao consumidor final. Trabalhar com um plano estruturado com o apoio de campanhas de marketing é a melhor forma de se vender, especialmente quando estamos lidando com produtos de consumo rápido ou de médio valor agregado onde as compras podem se dar por impulso.
Especialmente nos segmentos de aquisição impulsiva, vemos as mídias sociais como uma das melhores saídas para a conversão rápida de negócios. Especialmente quando aliada a outras estratégias de marketing digital, como o marketing de influência ou técnicas de apelo a autoridade em casos de produtos com maior valor agregado.
Porém, a questão na gestão de redes sociais com foco comercial, é imprescindível que o cliente esteja aberto a custos mais altos. Especialmente devido a atual política de alcance orgânico do Facebook, que limita consideravelmente o número de seguidores que vêm postagens comerciais nas redes sociais.
Nesses casos, estar preparado para trabalhar com uma intensa campanha de links patrocinados pode ser indispensável para o sucesso da sua marca!
As ações que podem ser executadas dentro destes três pilares básicos da gestão de redes sociais são diversas, podendo mesclar ações institucionais, comerciais e de relevância. No entanto, sempre devemos prezar por poucas ações bem executadas que um plano amplo onde tudo seja feito pela metade.
Com essas estratégias em mente, você terá o conhecimento necessário para responder nossas três perguntas de um milhão de reais, e a partir daí poderá ser feito um planejamento completo do seu plano de gestão de redes sociais.
Um ponto importante: Mantenha seus planos dentro de sua realidade, caso sua necessidade de ação seja maior que sua mão de obra, contrate uma agência especializada em gestão de redes sociais!
4. Mensuração — Resultado não se quantifica, se mensura.
Certos aspectos da rotina profissional são duros e diretos. Entre um dos mais justificados é o conceito “não se investe em algo que não garante retorno”. Por muitos anos, falamos que a comunicação era um bem intangível, seus resultados eram qualitativos e não numéricos e existia uma grande dificuldade para justificar o investimento de maneira precisa.
Grandes centros tecnológicos do mundo todo, como Google, Amazon, Facebook e centenas de outras empresas de tecnologia desenvolveram plataformas pensadas (e integradas) para justificar cada interação com o usuário. Tanto de maneira qualitativa e quantitativa estratégica.
Saber os pontos principais que você precisa monitorar em seu negócio é vital para que métricas sejam acompanhadas. Para escolher esses pequenos indicadores, você em conjunto com sua equipe de comunicação deverão desenvolver as famosas KPIs (Key Performance Indicators). Com “níveis” de monitoramento diferentes, esses indicadores podem comprovar, melhorar e aprimorar a estratégia de negócios da sua empresa. Mas claro, elas precisam ser acompanhadas e analisadas por um analista experiente em estratégias.
Pontos como redirecionamento das redes sociais para o site, tempo de permanência e conversões finais acesso e conversões são indicadores básicos que podem ser usados para constatações básicas. Porém, caso você queira ter informações mais aprofundadas é necessário ter uma agência com conhecimentos de relatórios (e criação de sites estratégicos) para transformar seus dados brutos em informações de inteligência.
5. Planeje; Execute; Mensure; Repita.
Comunicar-se de forma efetiva é algo que exige dinâmica, conhecimento e mudanças de planos ocasionais. Uma estratégia de gestão de redes sociais que funciona hoje poderia não funcionar ontem e pode muito bem parar de funcionar amanhã. Pensando nesse ambiente volátil, qual a melhor solução para sua empresa estar de maneira funcional nas plataformas digitais e trabalhar com assertividade na internet?
Constante dedicação a comunicar-se, entendo todas as necessidades do seu público e delimitando e focando em trabalhos que realmente são interessantes para sua organização. Dispor de recursos internos para gerenciar um departamento de comunicação completo dentro da sua empresa pode ser um gargalo grande demais do investimento. Manter responsáveis pela comunicação interna e o gerenciamento dos diálogos com uma agência especializada em gestão de redes sociais é o início da jornada para transformar sua empresa em uma referência online.
Quer descobrir a fundo como fazer uma estratégia real para conquistar as pessoas com a gestão de redes sociais? Venha conversar com a Doka Comunicação!