7 dicas para manter suas redes sociais atualizadas
Já falamos antes aqui no blog sobre marketing de conteúdo… Para rever, clique nos links: ‘O que é marketing de conteúdo?‘ e ‘Qual é a diferença entre marketing de conteúdo B2B e B2C?‘.
Como já dissemos por aqui, o marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de comunicação da empresa com o cliente em que o objetivo final é vender, mas sem deixar isso tão explícito.
Tudo que é escrito nas redes sociais de uma empresa é levado em consideração pelos seus clientes atuais ou clientes em potencial. Por isso, deve-se tomar muito cuidado e ter atenção com tudo que é publicado no Facebook, Twitter, Blog, etc. A frequência também é muito importante, pois ninguém se interessa por uma página desatualizada e com poucas informações ou dados errados. Portanto, é necessário estabelecer um ritmo de postagem e manter a periodicidade com a qual os seus leitores já estão acostumados.
Porém, nem sempre é fácil criar conteúdo e ter ideias interessantes que chamem a atenção do leitor. Muitas vezes, falta inspiração. Acontece. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nessas situações.
Confira:
1. Brainstormings coletivos
Uma sessão de 15 minutos pode fazer milagres. Junte pelo menos mais dois colegas e tente se colocar na pele de seu público, procurando identificar quais tópicos fariam com que estas pessoas se tornassem mais produtivas, competentes e felizes.
2. Os próprios clientes
Preste atenção naquilo que tem sido motivo de dúvida por parte de seus clientes. Explore estas questões à exaustão em um post ou até mesmo em uma série de posts.
3. Especialistas em seu mercado
Descubra quem são os gurus de seu mercado e verifique se eles escrevem em um blog ou coluna online. Veja sobre o que estão falando e conte como sua empresa se posiciona a respeito daquele assunto. Vale inclusive citar o artigo.
4. Cases
Conte como sua empresa ajudou determinado cliente. Mostre a realidade antes e depois de você. Considere ainda convidar o próprio cliente para que ele mesmo conte a história.
5. Ganchos inusitados
Pegue o seu hobby favorito e faça uma relação inusitada com o segmento de sua empresa. O segredo é extrair princípios de uma realidade e aplicar à outra. Por exemplo: “Dez princípios das artes marciais para uma reunião mais eficaz” ou “O que o tango me ensinou sobre negociação em vendas”.
6. Review de livros
Leia os livros mais populares de seu mercado, resgate os pontos mais importantes, mostre o que pode ser aplicado e dê sua opinião sobre as questões mais polêmicas.
7. Entrevistas
Se tem algum contato com pessoas tidas como referência em seu mercado, aproveite esta proximidade e peça à pessoa que esclareça algumas questões, mesmo que por e-mail. Muitos especialistas em seu segmento terão prazer em responder três ou quatro perguntas sobre os rumos de seu mercado, dar dicas sobre como chegaram até onde estão ou contar como produziram determinado resultado.
São dicas simples, mas que podem contribuir na hora de gerar pautas para as redes sociais, além de evitar que as mídias sociais da sua empresa fiquem sem conteúdo original e relevante para o seu público. Apenas deve-se ter em mente que o momento atual exige que as empresas participem das redes sociais, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e criteriosos.